Falésias de Pipa – Formação geológica

Falésias da Baia dos Golfinhos

A formação geológica mais característica da praia de pipa são as falésias.

Falésias são formações que ocorrem sempre no litoral e pode ser caracterizado como um encontro abrupto entre o mar e a Terra. Por isso essa formação que lembram os penhascos e desfiladeiros. As Falésias de Pipa são constituídas principalmente de barro, ou areia rica em argila e também por Dunas. Ou seja um solo rico em areia.

As falésias de pipa vem sendo moldadas a milhões de anos e a cada dia a natureza vai esculpindo uma formação que com certeza é um dos destaques da paisagem local. Pontos como o Chapadão, são bastantes conhecidos e procurados pelas pessoas que visitam pipa. O Chapadão mais conhecido é o da praia do amor. Esse chapadão é uma falésia em sim e recebe este nome pelo fato de as falésias se parecerem com chapadões

Outro Falésia bastante conhecida é o das Cacimbinhas, onde se pode ter uma vista deslumbrantes  de uma das paisagens mais bonitas do brasil. Se você ainda não pegou aquela estrada que liga Tibau do Sul a praia de Pipa, então você não conhece o que é beleza. A estrada que liga estas duas regiões  passe por essa falésia onde de um lado você poderá avistar o mar e do outro você poderá ver outra formação geológica bastante característica da região. As Dunas.

As Dunas que ficam sobre está falésia também são utilizadas para de surf sobre a areia.

Logo mais daremos informações muito mais detalhadas sobre as falésias da região. Daremos muito destaque a formação geológica de nossas praias, por isso se você quiser mais sobre o assunto você pode visitar este link: revistasusp.sibi.usp.br/pdf/guspsc/v6n2/06.pdf que fala sobre as barreira do inferno, que localizado perto de natal. O texto enfoca a importância da sedimentação nesse tipo de formação.

Outro site bacana que fala de geologia é o site da info escola que você pode consultar nesse clicando aqui. Navegando você vai encontrar bastante dica.

Continue acompanhado que em breve teremos muito mais no nosso portal.

Até a próxima postagem.