Festa de São Sebastião, o padroeiro de Pipa

Aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2013 a tradicional festa de Sebastião, o padroeiro da praia de Pipa. É uma festa genuinamente popilar, organizada pelos pescadores a festão é também uma forma das pessoas mostrarem a sua fé pelo santo.

Padroeiro de Pipa

São Sebastião foi nascido em Narbonne  na França no ano de 256 e seus praias, segundo reza a lenda são de Milão na Itália.  Morreu neste mesmo país no ano de 286.

No dia 19 de janeiro de 2013 rolaram duas bandas que embalaram a folia tantos dos nativos quanto dos turistas que aqui estavam admirando a festa. As bandas que tocaram foram Guga e Deixe de Brincadeira. Ou seja não faltou diversão.

É considerado também o santo dos soldados, dos atletas e guardião do amor. Muito conhecido como um soldado da fé em Deus.

No Brasil as festas de comemoração aSão sebastião acontecem geralmente no dia 20. Aqui em Pipa foi o dia dos encerramento dos festejos.

Oxossi é o padroeiro de PipaNo sincretismo brasileiro, a ubanda São Sebastião é o orixa Oxossi, que é o grande ser das florestas e também das relações entre os animais e vegetais. É também o orixá da fartura e da riqueza.

Você pode ler mais desses assuntos clicando em São Sebastião.

Na praia de Pipa a festa do padroeiro é organizada desde o ano de 2002 Marialves.

Para se ter uma ideia de como São Sebastião é importante para a praia de Pipa, logo na praia principal há uma antiga ruína de uma igreja onde ainda resite a imagem do protetor dessas Bandas.

Este é um festejo que cresce a cada ano e atraia cada vez mais um número maior de turistas que querem conhecer a devoção do povo de Pipa pelo seu padroeiro. É muito bonito ver aqueles barcos todos enfeitados saindo do porto pro mar pra navegar para nosso padroeiro.

Muito outros detalhes e história do padroeiro de pipa serão contadas nesse site. Estamos apenas começando nossas pesquisas e em breve teremos as informações mais completas relacionadas a praia de pipa.

Aguarde que em breve voltaremos.

Até mais