Lagoa de Guarairas

Um Braço de Mar Chamado de Lagoa Guarairas

A lagoa de Guarairas localiza-se no município de Tibau do Sul. A lagoa, na verdade é um braço de mar que se estende pelos municípios de Georgino Avelino, e Ares. Sua água é salgada e serve de berçário para várias espécies, pois há nesta Área de Proteção Ambiental (APA), uma grande de manguezal que divide espaço com fazendas de camarões, empreendimentos imobiliários.

Há várias atrações na lagoa de Guarairas, Uma delas é a praia de Maleará, que fica situada no município de Georgino Avelino. Há uma balsa que liga este município com Tibau do Sul.

Há também vários pescadores que tiram o sustento da lagoa de Guarairas

Na lagoa podem-se observar vários tipos de formações, como as falésias, na parte de Tibau.

 

Há várias ilhas que estão tomadas por arvores de manguezais, formando ótimas condições para o desenvolvimento de várias espécies.

Existe na entrada da lagoa de Guarairas a presença de uma grande barreira de rochas.

Durante a maré baixa é possível ver vários bancos de areia ficam expostos e totalmente cobertos durante a maré alta. Em alguns Pontos é até mesmo possível fazer a travessia a pé, porém não é recomendado pelo perigo de ser surpreendido pela maré.

Lagoa de Guarairas pode ser vistas de vários de distritos de Tibau do sul. Um dos distritos chamados de Bela Vista, tem este nome por oferecer uma vista privilegiada da lagoa.

As fazendas de camarão são importantes na economia da região, que junto com outros municípios da região, estão entre os maiores produtores de camarão do Brasil. É esse um dos motivos dessa iguaria ser um dos principais ingredientes em vários pratos regionais.

A parte de Tibau da lagoa oferece ótimas condições para o banho. Aguas ótimos para pratica de natação. É excente para família que procura uma agua baste sossega e mais seguras que as demais.

Há passeios na lagoa, como caiaque e escuna em você poderá entrar na lagoa adentro e conhecer em detalhes essa lagoa paradisíaca. Aproveite o por do sol da lagoa, pois é um dos mais bonitos da região.

Há na parte de Georgino Avelino, praias totalmente desertas, lindas, pouquíssimos visitados e que são verdadeiros cenários de cinema. Uma verdadeira visão de um paraíso tropical. Apesar de ser um acesso o pouco mais difícil o pequeno esforço a mais compensará com toda certeza. São várias penas praias, de 50 metros, de 30 metros, todas rodeadas de mata nativa.

A lagoa de guarairas é um patrimônio natural da região.  É um local de fácil acesso e que apresenta uma diversidade de paisagem. Quando vier a Pipa, conheça a lagoa de Guarairas.