Praia do Amor

A Praia do Amor e a história de Pipa

A praia do Amor é um das praias bais badaladas pelos surfistas no litoral nordestino. É a praia do Amor que trouxe todo o glamour que tem hoje a praia de Pipa. A história da região está intimamente ligado a história da praia do amor, a começar com a pedra do Barril que fica nesta praia.  Falésias, dunas, mata, trilhas compõe a sensação que é estar em uma das melhores praias deste pico.

No começo da década de 70, um grupo de surfista descobria a então remota Praia do Amor, que oferecia ótimas ondas durante praticamente todo ano. A história se espalhou e o vilarejo de pescadores começava a sua história rumo a um grande crescimento do turismo trazendo tanto impactos sociais, ambientais, econômicos.

A Praia da Pipa e a Praia do Amor tem suas histórias intimamente ligada, e se destaca por ser um dos melhores picos do nordeste para a prática de Surfe. São vários surfistas nativos, da região do Brasil e do mundo são encontrados surfando no mesmo horários.

Além do Surfe a praia tem se tornado um pico de Kite Surfe.

As falésias são também um destaque na paisagem, um dos mirantes mais conhecidos na região fica justamente na área de acesso dessa praia e de cima dessa falésia, durante a maré baixa, pode-se ver por que do nome Praia do Amor.

A fauna do lugar é bem variada, primeiro porque na praia tem vários arrecifes que tem uma grande variedade de crustáceos como siris, caranguejos e lagostins como inúmeras espécies de peixes, moluscos até um grande número de algas. Não é raro ver algum golfinho passeando pela Praia do Amor. Há por aqui também, desova de tartarugas marinhas.

A praia do Amor também é conhecida por abrigar pequenas trechos que são são chamados de praia dos afogados praia da cancela e praia do Barril.

Por falar em Barril, os portugueses chamam Barril de Pipa, então quando estavam a navegar por esses mares eles usavam a pedra, que se parecia com um Barril, melhor com uma Pipa, já que eram portugueses de Portugal, como um ponto de referência.

Ao virem pra essas bandas, não se esquece que você está do lado da Praia do Amor