Praia do Centro

Praia do centro

A praia do centro de Pipa é a praia mais visitada da região, oferecendo aos seus visitantes uma visão panorâmica e deslumbrante do conjunto de praias da região. Da orla, é possível ver os desenhos formados pelos arrecifes e pedras, são vistas melhores na maré baixa,onde pode-se ver o recorte da baia dos golfinhos, a praia do madeiro, se vê até praia fora de Tibau do Sul e um pouco além. O que se vê da praia do centro é um conjunto geológico de paisagem espetacular. Não é a toa que a praia do centro é a mais visitada do litoral sul do Rio Grande do Norte.

O acesso à praia do centro se dá pelo largo de São Sebastião. Chegando em Pipa entrar em uma das duas ladeiras de São Sebastião. Uma fica logo antes da praça do pescador e outra ladeira fica logo depois.

Há em algumas épocas do ano uma formação chamada de Maceió, causada pelo fenômeno das marés, pois na maré alta agua sobe e chega perto da orla de pipa, quando a maré abaixa parte dessa  água  forma um lago natural no meio da praia do centro.

Há diversos quiosque s nesta praia que servem desde bebidas, tira gostos até refeições completas.

Na maré baixa é quando se tem a melhor visão da praia, pode-se ver toda a extensão formação de piscinas naturais, as rochas que se espalham por boa parte da orla, os arrecifes onde uma olhada atenta pode descobrir diferentes tipos de peixes e outros animais. É comum ver também crustáceos e aves que vivem na região.

A praia era conhecida antigamente como praia dos pescadores, mas isso no tempo em Pipa não tinha toda essa badalação. Hoje a praia dos pescadores fica logo ao lado da praia do centro.

Pela praia do centro é que se tem sem o acesso mais fácil Baia dos Golfinhos, pois o acesso pela praia do madeiro é mais demorado e de difícil acesso.  Quem vai a praia do centro, quase que obrigatoriamente vai a Baia dos Golfinhos, pois são duas praias vizinhas de visual irresistível.

Pela praia do centro também se pode ter acesso ao morro do cruzeiro do pescador. É preciso só um pouco de fôlego e disposição.  Este morro, que na verdade é uma das grandes dunas da região vai lhe oferece uma visão ainda mais privilegiada de várias praias. O acesso mais fácil é pela praia do centro.

A praia do amor também pode ser acessada pela praia do centro, desde que a maré não esteja muito alta, ou mesmo na maré alta há uma trilha de acesso pela falésia.  Há várias maneiras de acesso entre estas praias.  De qualquer forma se você tiver tempo vale a pena fazer tanto a caminhada pela praia quanto pelas falésias.

A região de transição entre estas duas praias é cheias de piscinas naturais e arrecifes. Caminhe prestando atenção, e se você tiver um pouco de paciência poderá encontrar diversos animais, descobrir vários desenhos formados pelos elementos naturais dessa praia.

Na praia do centro você poderá encontrar algumas opções de passeios como de escuna e lancha. Há também algumas pousadas de frente para a praia do centro. Veja nosso guia completo de hospedagem da praia de pipa, onde se  poderá encontrar a opção certa para você.

Ao lado direito do largo de São Sebastião há um Deck que serve de mirante para a praia.

A praia do centro é com certeza uma dessas praias de sonhos, um verdadeiro paraíso que você deve conhecer.   Vindo a Pipa, não deixe de conhecer a praia do centro.