Praia do Giz

Praia do Giz

A praia do Giz é uma desconhecida praia entre Tibau do sul e a praia de Pipa, mais especificamente fica entre a pronta do madeiro e a praia de Tibau. Fica a aproximadamente 800 metros do distrito de Tibau do Sul e tem esse nome por que antigamente utilizavam a sua terra para se fazer giz para escrever, dai o nome da praia foi popularizado em praia d giz.

A praia do giz tem em sua formação as falésias e fragmentos de rochas, ótima para o banho e para quem procura sossego já que dificilmente se encontram pessoas nesta praia.

O acesso à praia geralmente se dá por caminhada vindo de Tibau do sul ou vindo pela praia das cacimbinhas. De toda forma acesso a praia do giz é bastante fácil, apenas necessitando um pouco de disposição para alguns minutos de caminhada.

Praia do giz com certeza não está entre as mais badaladas da região e por isso é tão desconhecida. Apesar de ser desconhecida isso não a faz uma praia menos bela, pois é com certeza mais um canto de paraíso perdido. Esta praia é geralmente visitada por nativos que conhecem bem região e tem nesta praia um espaço de lazer e sossego.

Não há barracas bares ou qualquer tipo de apoio na praia do giz, portanto se for pra estas bandas é bom estar preparado e levar água e comida, pois dificilmente você achará algo pra comprar nesta praia.

Uma das características marcantes da praia do giz é em relação a sua geologia, pois parte de suas falésias tem sua formação carbonato de cálcio, ou o famoso calcário, aquele que era usado pra fazer giz e deu o nome a praia. A maior parte das falésias é formada por argila, porém há também outros materiais como o calcário. É justamente uma grande concentração de calcário nessas falésias que as diferencia das demais.

Se você for a Tibau do sul, com certeza irá valer você fazer uma caminhada e conhecer de perto a praia do Giz. Ainda mais se você quer ficar bem sossegado com raríssimos banhistas passando por ali.

Vindo a Pipa ou Tibau do Sul não deixe de conhecer a praia do giz, uma das atrações escondidas e desconhecidas da região.