Sibauma

Praia de Sibauma

A praia de Sibauma é um distrito que pertence à cidade de Tibau do Sul. É precedida pela praia das minas e sucedida por Barra do Cunhau É banhada pelo Oceano Atlântico e possui muita história.

De origem quilombola Sibauma é hoje uma vila que guarda algumas de suas tradições que podem ser vistas na antiga casa de Farinha, onde o povoado levava a mandioca pra processar. No meio do trabalho o povo soltava cantoria.

Sibauma não é só praia, tem muito coqueiro e dunas também. Tem também o rio que se encontra com a praia favorecendo a proliferações de espécies adaptadas a espécies de água salobra.

Sibauma é uma praia bem sossegada e sem badalação, por isso mesmo é escolhida por pessoas que querem relaxar sem tem que ficar na agitação.

Um ecossistema bastante comum em Sibauma é o manguezal. Há muitas pessoas que até hoje vivem da coleta do caranguejo do mangue. Vários trabalhadores de Sibauma e Barra do Cunhau se juntam nos manguezais da região para a coleta de caranguejo.

Parte da praia de Sibauma tem Falésias, justamente no final da praia das minas, depois desta parte se inicia um trecho que as falésias saem um pouco de cena e só volta perto da orla de baia formosa.

A praia de Sibauma tem aproximadamente um quilômetro de extensão e está distante cerca de 6 quilômetro de Pipa.

O acesso à praia é pela estrada estadual que vai até o caminho de balsa para Cunhau.

Conheça a praia de Sibauma. Uma comunidade remanescente de quilombola que ainda vai dar muito que falar. Quando as belezas de Sibauma forem descobertas a praia poderá mostrar todos os seus pontos mais bonitos.

Para conhecer todas as Praias vá em:

http://praiadepipa.org/praias/